MENU

Exames de Bioquímica

Exames de Bioquímica

O Hospital Maternidade Belarmina Monte possui laboratório automatizado e conta com uma equipe multiprofissional para realizar os exames laboratoriais de Análises Clínicas.
Vale destacar que os resultados dos exames laboratoriais têm alta influência na tomada de decisão dos médicos quanto ao estado do paciente e o planejamento terapêutico para o caso e o preparo para os exames é importante para a excelência nos resultados.
A falta de orientação e a consequente inexistência do preparo do paciente implicam na necessidade posterior da recoleta da amostra, ocasionando atraso no diagnóstico e, consequentemente, no tratamento. 

Horário de funcionamento

24 horas na unidade localizada no Hospital Maternidade Belarmina Monte, pelo Pronto Atendimento.

Creatinina

A creatinina sérica é o principal teste para a avaliação da função renal, refletindo a filtração glomerular, sendo mais sensível e específica que a uréia.

PREPARO: Este exame não necessita de jejum. Informar os medicamentos em uso.

Glicose

Exame utilizado no diagnóstico de diabetes mellitus (DM), desde que apresente dois ou mais resultados elevados. Apesar da American DiabetesAssociation (ADA) e a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) não recomendam o rastreamento em massa para DM com a glicemia no sangue a determinação da glicemia de jejum deve ser realizada periodicamente, de acordo com a idade do indivíduo e a presença de fatores de risco para DM.

PREPARO: Manter dieta habitual. Crianças até 3 anos e 11 meses: jejum de 3 horas, ou intervalo entre as mamadas. Crianças acima de 4 anos e adultos jejum de 8 a 12 horas. Não realizar esforço físico 12 horas antes da coleta.

Hemograma Completo

No hemograma são avaliadas as três séries celulares componentes do sangue: eritrócitos, leucócitos e plaquetas, compondo o eritrograma, leucograma e plaquetograma. Avaliação clínica geral; avaliação e diagnóstico de anemias, policitemias, aplasias medulares, processos infecciosos, leucemias/leucoses, trombocitose e trombocitopenia.

PREPARO: Este exame não necessita de jejum. Evitar uma dieta rica em gordura antes da coleta. Não realizar exercício físico intenso antes da coleta.

Sumário de Urina

O EAS é um dos exames mais utilizados como triagem das principais funções metabólicas do organismo, doenças renais, infecções urinárias, doenças sistêmicas e grau de hidratação, através da urina.

PREPARO: Realizar higienização da região genital com água e sabão. A coleta ideal para adultos é a primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato e coletando o jato médio diretamente no frasco estéril. Transferir cuidadosamente a urina para o tubo contendo conservante, homogeneizar e refrigerar.

TGO

A Transaminase glutamato oxaloacética (TGO) ou aspartato transaminase (AST) é uma enzima que catalisa a interconversão de aminoácidos e alfacetoácidos. Está presente em vários tecidos, mas atividades maiores são observadas no fígado, coração e músculo estriado e, mínimas, no rim e no pâncreas. Está presente no citoplasma e nas mitocôndrias e, portanto, sua elevação indica comprometimento celular.

PREPARO: Este exame não necessita de jejum.

TGP

É uma enzima intracelular presente em grandes quantidades no fígado e no rim e em pequenas quantidades na musculatura esquelética, coração e pâncreas. É uma enzima intracelular citoplasmática que catalisa a interconversão de aminoácidos e alfa cetoácidos. Quantidades mínimas são observadas na pele, no baço e no pulmão. Sua atividade nas hemácias é seis vezes maior que no plasma. Sua origem é citoplasmática e, desta forma, eleva-se rapidamente após a lesão hepática sendo, portanto, um marcador sensível da função hepática.

PREPARO: Este exame não necessita de jejum.

Uréia

A uréia é o metabólito quantitativamente mais importante do catabolismo das proteínas (principal fonte de excreção do nitrogênio) e da eliminação dos aminoácidos. Produzida no fígado, passa para a circulação onde é degradada em níveis intersticiais e eliminada pelo suor, pelo trato gastrointestinal e pelo rim.

PREPARO: Este exame não necessita de jejum.

Compartilhe:

LOCALIZAÇÃO

Av. Cel. Estevam Moura, 237 - Centro
CEP: 59291-550 - São Gonçalo do Amarante (RN)

Copyrights © 2023 All Rights Reserved by S1000 Design and Marketing.
Desenvolvido por S1000 Agência | Activa Comunicação